Na tarde do dia 11 de julho aconteceu no auditório da Prefeitura de Bombinhas a primeira ação em prol do desenvolvimento de cooperativas na cidade.
O objetivo desta ação vai muito além da questão econômica. Busca-se também resolver várias questões ligadas à aspectos sociais, culturais e ambientais.
O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas representando diversos segmentos econômicos da cidade: artesanato, reciclados, produção orgânica, varejo turístico e transporte. Os trabalhos foram conduzidos pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, área ligada ao Observatório de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, com a participação de representantes de uma cooperativa de reciclados de Itapema e do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí.
Durante todo o trabalho, diversas dúvidas foram esclarecidas a respeito de aspectos burocráticos, operacionais e financeiros de uma cooperativa. Os representantes do Poder Público Municipal também puderam contribuir, destacando todo o apoio que será dado à essas entidades, caso haja iniciativa e comprometimento de interessados no desenvolvimento dessa ação. Segundo o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Waldir Eschberger Junior, a atual administração irá incentivar cada dia mais este tipo de iniciativa. Ele ainda destaca, que a Prefeita Ana Paula da Silva tem como meta, a criação de pelo menos duas cooperativas na cidade até o final de 2013.
Na oficina, foi possível iniciar um diagnóstico preliminar sobre a possibilidade de criar entidades que trabalhem de maneira cooperada na cidade. Nos próximos dias, a Univali irá finalizar o documento com o diagnóstico e enviará a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que dará continuidade ao processo de criação de cooperativas na cidade de Bombinhas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas