Em briga de marido e mulher o Poder Público mete a colher.
A Coordenadoria de Politicas Publicas para Mulher de Bombinhas, vem reafirmar seu posicionamento contra toda forma de preconceito, discriminação e opressão, incorporando com este manifesto, a Campanha dos 16 dias de ativismo mundial pelo fim da violência contra as mulheres.
Origem da Campanha
Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres(Center for Womens Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro – declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizando no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 180 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.
A Campanha no Brasil
Os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Internacional. Conquistou espaço na agenda brasileira e desde 2003 vem sendo coordenado pela organização não governamental AGENDE (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento), com importantes ações de divulgação, mobilização e organização da campanha.
Durante a Campanha, algumas datas ganham destaque no Brasil, senão vejamos:
– 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
– 25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres
– 29 de Novembro – Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher
– 1 de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS
– 6 de Dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
– 10 de Dezembro – O Dia Internacional dos Direitos Humanos
Viver Sem Violência é Nosso Compromisso. Junte-se a nós!
Telefones para Denúncia:
47 3393.9567
47 9626.2271
47 9261.0907
E-mail: coordenacaodamulher@bombinhas.sc.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas