Fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúda da Família, NASF, implementam Práticas Integrativas Corporais.
Após analisar o grande número de encaminhamentos referente problema de lombalgia (dor na coluna), a equipe de fisioterapeutas do NASF (Núcleo de apoio à saúde da Família) implantou um Projeto Piloto a fim de promover a consciência corporal e autocuidado, reabilitação das disfunções já existentes e prevenção de futuros acometimentos da coluna.
O projeto baseia-se em Práticas Integrativas Corporais como alongamento, exercícios de fortalecimento muscular , auriculoterapia e Lian Gong (ginástica oriental).
O Grupo Oriental da coluna primeiramente está sendo desenvolvido para os pacientes que já aguardam atendimento com problemas na coluna, na Clínica Municipal de Fisioterapia, sendo ampliado para a comunidade futuramente.
“A Prática corporal e regular da atividade física faz com que a pessoa tenha diminuição de suas dores e uma melhor qualidade de vida”, comenta Rodrigo de Souza Gomes, fisioterapeuta/NASF idealizador do projeto.
O 1 Grupo encerrou hoje, 28/11, teve duração de duas semanas, com encontros 3 vezes por semana, com duração de 1 hora cada encontro. E o 2 grupo já iniciará as atividades.
“Posturas viciosas, movimentos errôneos e inatividade física são os principais fatores de acometimento da coluna vertebral. O Grupo Oriental da coluna, vem com princípio de orintação e capacitação, para que a própria pessoa possa prosseguir sua vida com movimento de auto-cura e prevenção”, salienta Paulo César Varera Ignácio, fisioterapeuta/NASF.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas