Município foi escolhido para realizar o evento em 2015.
No dia 17 de dezembro foi realizada a última reunião de 2013 do Conselho do Núcleo de Estudos Açorianos NEA, da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Um dos assuntos da pauta foi à escolha dos municípios que sediarão o Açor de 2014 e 2015. Pela primeira vez dois municípios são escolhidos, simultaneamente, para sediar o evento. Florianópolis receberá no próximo ano, por sua importância quanto a colonização e por ser considerada a 10 ilha açoriana, e, Bombinhas sediará em 2015 por ter em sua tradição a forte presença das raízes açorianas e pelo destaque em sua participação assídua nesses 20 anos de realização do Açor. Lembrando que a festa açoriana é itinerante, portanto, cada ano acontece em um município diferente.
Para a Fundação Municipal de Cultura a decisão foi positiva porque despende um tempo maior para a realização da festa. Caso a indicação fosse para 2014 haveria apenas sete meses para providenciar a realização. Ao sediar em 2015, Bombinhas terá um ano a mais para organizar o evento e preparar um grande evento. Também possibilita angariar o apoio e participação massiva dos municípios da região, desde 1999, com o Açor realizado em Porto Belo, a região não sedia a festa. Em 2008 estava previsto para Itajaí, mas com as enchentes ocorridas naquele ano, impossibilitou a realização do evento.
A presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, fala sobre a expectativa em sediar o evento e ressalta que as ideias e o trabalho direcionado, já fazem parte do cotidiano da equipe da fundação. A partir de agora empreenderemos todos os nossos esforços para realizar um evento que será um marco, tanto para o município, por firmar as raízes da colonização, quanto para nossos visitantes.
A data da realização do Açor será decidida no início de 2014 com a abertura das reuniões do Conselho para o ano.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas