A atriz Sandra Baron, da Cia de Teatro homônima, participou doo 4 FestLambe, de 1 a 8 de abril, na cidade de Valparaíso, no Chile, junto a mais 24 espetáculos do Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Inglaterra e Alemanha. O FestLambe é organizado pela Oani, uma fundação e companhia de teatro independente, que nasceu em Santiago do Chile em 1998, residiu por um ano na Austrália e cinco no Brasil. A Oani uniu recurso do Fundo de Cultura do governo do Chile e da empresa privada Puerto Valparaíso para realizar o festival, que contou com a participação das baianas Denise Santos e Ismine Lima, criadoras da modalidade de teatro em 1989, que defendem o Lambe Lambe como uma ótima opção para aqueles que querem criar seu próprio espetáculo e serem empreendedores na área cultural.
A atriz e bonequeira Sandra Baron apresentou o espetáculo A mala Ralf, que é visto por dentro da caixinha de teatro lambe lambe, e destaca que o festival proporcionou o encontro de artistas, vindos de várias partes do mundo, com um público de visitantes estrangeiros e população local. De volta a Bombinhas, os planos incluem um Workshop e a criação de um coletivo artístico. As possibilidades deste tipo de teatro são infinitas, é um campo de trabalho na área de formas animadas que está crescendo muito.
Os projetos da Cia Sandra Baron na cidade de Bombinhas começaram em 2012 e incluem participações no Cultura na Rua, Balaio Cultural e Teatro no Engenho, as pesquisas realizadas no município teve como resultado os espetáculos A Mariana e a Benzedeira da Ilha, que recebeu o Prêmio Elizabete Anderle 2015, e Contos da Ilha da Magia, selecionada no Cultura Fifa 2014.
Créditos: Fabio Prates
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas