Evento visa o planejamento estratégico da cultura no município para os próximos anos
Na noite de quarta-feira (21), às 19h foi realizado na Câmara Municipal de Bombinhas o 1 Fórum Municipal de Cultura. O objetivo foi mobilizar representantes da sociedade civil e governamental, para discussão e elaboração do Plano Municipal de Cultura, que é um dos elementos construtivos do Sistema Municipal de Cultura. É relevante, por ser o instrumento de planejamento estratégico para os próximos 10 anos.
Através do Plano Municipal de Cultura as políticas públicas culturais serão regulamentadas e norteadas, independentes das mudanças ocorridas no governo, através das eleições municipais. Três integrantes da Escola de Gestão Municipal Egem, Marcos Montagna, Raquel Rodrigues e Maria Luiza estiveram em Bombinhas, orientando em como elaborar, o que é e quais as expectativas do Plano Municipal de Cultura. Montagna explicou os objetivos e possíveis estratégias para traçar o futuro da cultura bombinense.
A Egem é um órgão da Fecam, Federação Catarinense de Municípios, que qualifica os profissionais que atuam na administração pública municipal, oportunizando o aproveitamento da experiência das entidades associadas na criação de competências e aprimoramento do conhecimento, através da realização de eventos de formação e qualificação.
A Presidente da Fundação Municipal, Nívea Maria da Silva Bücker, falou que a cultura vive atualmente um momento muito importante com planejamento pensado em longo prazo, pois está formando as bases para construir fundamentos para os próximos 10 anos: Em muitos momentos a cultura sempre foi vista lá no último degrau, agora isto mudou. Temos a oportunidade de fazer valer a vontade popular.
O próximo encontro com a comunidade bombinense será em outubro, com dia ainda há ser marcada.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas